terça-feira, 27 de outubro de 2009

31 de Outubro _ Dia do Saci

ilustra retirada do site Jangada Brasil

Não sei se cheguei por último, mas descobri que há um projeto de lei para criação do Dia do Saci. A data não poderia ser melhor, 31 de outubro, data do famigerado Halloween. Achei a idéia muito boa...vai que pega e no lugar das fantasias de bruxas e abóboras iluminadas, nos deparamos nesse dia com toda sorte de assombrações verde-amarelas: Lobisomens, Tutu Marambás, Mulas-sem-Cabeça, Onças da Mão Torta, Cavalos Invisíveis, Pisadeiras, Cachorras da Palmeira, Cabeças-de-Cuia, Negrinhos do Pastoreio, Quibungos, Papa Figos, Boitatás, Alamoas, Cucas e até o Caboclo D´Água que elegantemente ilustra esse post. Ah, ia ser muito mais legal!
E como é a lei que segue a cultura e não o contrário, bem que as escolas poderiam começar a brincar com a idéia...
Enquanto isso, nos divertimos com a Associação Nacional dos Criadores de Saci.
_Cibele_


20 comentários:

Claudia disse...

Que linda a cultura popular brasileira, meu-deus-do-céu! Até nossas assombrações são mais interessantes! Viva o DIA DO SACI! Espero que as crianças tenham cada dia mais acesso a essas informações. E pra isso, ATENÇÃO PAIS E EDUCADORES!
##
E o Bicho Papão? ha ha ha Sabe que tô ficando apaixonada por esse personagem? Aqui na Itália ele se chama Babau e é um monstro muito humano, que inclusive convive com algumas crianças.
##
A cultura popular italiana também está tentando resistir ao Hallowen americano. O Hallowen aqui pelo menos tem raízes históricas, principalmente na cultura celta, mas já está todo contaminado pelas abóboras...

Cibele disse...

Nossa, procurei imagens do tal babau aqui no google images e morri de medo...é feio o danado, heim!

Claudia disse...

Né não! No google images colocaram umas imagens de um tal Demon Babau que parece que é desses jogos tipo RPG. Mas o Babau mesmo é igual ao Bicho Papão ou então meio-dragão, meio-dinossauro, mas tem sempre cara de lerdinho/bonzinho.

Claudia disse...

Eu acho que TODA escola brasileira devia puxar a sardinha pra nossa cultura, principalmente popular!

Cibele disse...

Ah...bom...ah...queria ver a cara do babau...que já vem com nome de bebê chorão...

Claudia disse...

Dá uma olhada no blog que eu escrevo pra ProgettoQualeGioco. Lá, um post chamado Giocare con la paura, colocamos uma imagem do Babau desenhado por uma criança. É o mais FIEL AO MODELO que já vi!! ha ha ha

Claudia disse...

Ops! O endereço né: http://progettoqualegioco.blogspot.com

Cibele disse...

Clau, faltou um c no gioco. Vou copiar aqui pra se alguém quiser seguir nossas pistas:

http://progettoqualegioco.blogspot.com/

Amei o desenho!!! Lindo demais...Vou tentar ler o texto dele...

Beijos

Claudia disse...

Fui mais rápida que você e já corrigi! er er er

Cibele disse...

Juntas!!!

Chris Sampaio disse...

Adorei a dica da Associação Nacional dos Criadores de Saci...e fiquei lembrando da saia justa este próximo final de semana quando um grupo de mães está organizando uma festa de Halloween com direito a abóbora e tudo...com certeza, ia ser muito mais legal celebrar o DIA DO SACI!

Claudia disse...

Tem toda razão, Chris! Mas se a gente for ajudando a plantar a idéia, pega!

Chris Sampaio disse...

Ei Claudia..no ano passado, lembro que o Cairu chegou com essa história de halloween do Clic. não sei ainda qual será a postura da escola esse ano. Meu pai - que é dos anos 60, super anti-americano, ficou indignado. Fico feliz, que vc tenha proibido. deveria ser assim - precisamos de criar mecanismos para que a cultura americana NÃO ocupe todos os espaços. irei na festa, até porque o filhote está na maior pilha..da próxima vez, terei que sair na frente - lançando com antecedência novas e outras propostas...vivendo e aprendendo. o blog de vcs é muiiittto bom!! pena, que o tempo é curto para acompanhar todos os posts
bjs e carinho
chris

Claudia disse...

Pois é, Chris, a questão é essa mesmo, as crianças ficam "na maior pilha" porque a coisa é muito envolvente, mas cabe à gente propor outras alternativas tão envolventes quanto. Eu sou meio - aliás - muito er er - contrária a datas comemorativas, mas apóio essa do Dia do Saci por isso, pra enfrentar de igual pra igual as imposições culturais.
Bom, eu acho que essas coisas acabam vazando de algum modo entre as próprias crianças, espero que esse "vindo do CLIC" não tenha sido do CLIC-instituição, porque aí até eu ia ficar indignada ha ha ha Mas não creio, conhecendo o CLIC. Pode até ter mudado o jeito de trabalhar essas questões,não tô lá pra ver. Mas o CLIC sempre puxou a sardinha pra cultura popular brasileira na maior, acho que isso não ia mudar.

Claudia disse...

Ops, e obrigada pelos comentários sempre tão legais e pelo carinho recíproco! Um beijo!

Anônimo disse...

OI Cláudia,
No CLIC! também continuamos firmes na luta pela preservação e pela divulgação da cultura popular brasileira. Na Semana da Criança, realizamos um baile a fantasia cujo tema era "Crianças do Brasil". Sugerimos que as crianças se fantasiassem de algum personagem da cultura popular brasileira. Valia se fantasiar de personagens de mitos ou lendas,criar vestimentas inspiradas em regiões do Brasil ou etnias. A festa foi muito interessante. As crianças pesquisaram com as famílias e, algumas ,até criaram suas próprias fantasias. O arte-educador de música, caprichou na seleção musical trazendo brincadeiras cantadas de várias regiões e muita ciranda.
Por aqui, agumas escolas que se dizem alternativas, continuam importando a festa das bruxas! Seria tão interessante que reavaliassem e buscassem um novo caminho para sensibilizar a meninada, nè?
Sabemos que o assunto"Dia das Bruxas" já faz parte do imaginário das crianças-classe-média-brasileiras, mas não custa nada a gente contextualizá-las a respeito desta importação cultural e sugerir uma mudança de rumos.
Um grande abraço,
Lu Borges

QUINTEIRAS disse...

Oi, Lu! Eu sabia!!! =D
Mesmo assim obrigada por reafirmar assim a posição do CLIC, em todas as letras.
Suuuuuper legal a história da festa.
Beijos pra todo mundo, com o orgulho de sempre.
Claudia

Chris Sampaio disse...

Ei "Meninas",

gostaria de registrar aqui que quando eu disse "vindo do Clic" estava me referindo à meninada..e não à instituição..eu nem preciso dizer para a Lu que eu sou fã do trabalho delas no Clic...porque isso já está mais do que dito.
bjs
chris

QUINTEIRAS disse...

Chris, eu que (como boa escorpiana que sou) levantei a lebre sem querer ha ha ha mas é bom que todo mundo tá registrando o que pensa e o que sente em nome de uma causa justíssima que é a defesa da cultura popular brasileira.
Beijos tb!
Claudia

Cibele disse...

Se o Halloween ficar só nas escolas de inglês está tudo bem, né? É como comer japonês de vez em quando...

Mas entrar pro calendário da escola é demais...

 
BlogBlogs.Com.Br