domingo, 3 de maio de 2009

Brincadeiras no mundo inteiro

A pedido da Cibbele, andei fazendo uma pequena pesquisa com as crianças daqui, li um livro sobre brincadeiras africanas, conversei com uma amiga chinesa e outra russa, e cheguei à conclusão de que as brincadeiras tradicionais infantis nesses países são praticamente as mesmas do Brasil. Muda pouca coisa. Por exemplo, no Senegal tem o pular corda cantando números, só que a pergunta é "quantos filhos você vai ter"; tem o chicotinho queimado, que se chama Langà, tem vários jogos em que um fala e os outros respondem como no Boca de forno... Aqui na Itália tem o "batatinha frita" que se chama "1, 2, 3 stella", tem o "Pare, bola!", o "Estátua" e o "Morto vivo"... Na China as crianças brincam muito de esconde-esconde, de pegador (ou "pic") de diversos modos, apostam muita corrida como a gente, e tem também o "cabra cega". Na Rússia, muitas cirandas de roda e o brinquedo "currupio". Aliás, os brinquedos populares também variam pouco: catavento, barangandão, aros, pião são encontrados nas mais diversas culturas.

Vou continuar pesquisando com as crianças marroquinas, latino-americanas e do leste europeu que encontrar. Mas acho que não vai ser muito diferente não. Tem algumas variações, mas as semelhanças são muito significativas. Posso até encontrar alguma brincadeira que não conhecia, mas se "escarafunchar" pelos sertões do Brasil pode ser que encontre uma nossa "tradução" lá.

Em breve, vou postar algumas brincadeiras africanas desse livro, uma que não conheça. Quem sabe vocês encontram alguma coisa similar por aí?

_Claudia Souza_

4 comentários:

QUINTEIRAS disse...

Clau,
Você assistiu "Quem quer ser milionário"? A brincadeira de bater palmas e a brincadeira de roda estão lá, na cultura indiana.
É verdade e surpreendente que algumas brincadeiras etejam espalhadas pélos 4 cantos do mundo. Isso reforça muito o argumento da criança como grupo social, né? Produtor de cultura. Mas é bacana ver também como as diferenças mostram o intercãmbio com a cultura adulta.
Aqui em Divinópolis pulam corda cantando: Qual é a letra do seu namorado? A,B,C,D...Onde você vai morar? Casa, castelo, chiqueiro banheiro...Qual é o mês do seu casamento? Jan, fev, mar...
Viu? O Senegal é ali!

Claudia Souza disse...

Pois é. Talvez a gente precise pensar nessas diferenças pra compreender melhor como o mundo adulto vem interpretado pelas crianças, né? Parece que tem uma base comum, com uma "decoração" diversa de acordo com o lugar onde a criança vive.

Daisy disse...

-

Nossa, adorei esse blog!
Demais essa postagem.
Estou fazendo um trabalho,
sobre as brincadeiras de Senegal
e as do Brasil, e esse blog me ajudou, apesar de falar pouco das bricadeiras de Senegal!

Obg!

Claudia Souza disse...

Oi, Daisy. Eu tenho vários livros sobre brincadeiras senegalesas tradicionais, outros de contos senegaleses. A comunidade africana aqui na Itália é muito organizada na divulgação de sua cultura, e existe uma editora chamada Terredimezzo que, além de dar trabalho aos imigrantes senegaleses que vendem os livros nas ruas movimentadas de Milão, publica muita coisa boa. Pena que é tudo em italiano e só vende aqui, senão te indicava. Mas se você quiser saber alguma coisa específica pode escrever pro e-mail do Quintarola que te ajudo com o maior prazer. Na verdade, como eu disse, as brincadeiras são muito parecidas com as brasileiras e mudam só os detalhes. Um abraço e volte sempre!

 
BlogBlogs.Com.Br