domingo, 31 de maio de 2009

Teatro e família

CatimO Catim Nardi, da Companhia O Navegante de Teatro de Bonecos, cuja sede é em Mariana (MG), me escreveu contando sua experiência no Festival Internacional Artisti in Piazza (Arte de rua) aqui na Italia. Diz ele que a chuva fez com que a organização tivesse de rever tudo… E que ninguém sabe como e quando vai poder se apresentar. Pena. Vamos torcer pra passar a onda de chuvas, afinal ainda restam 3 dias de Festival.

Mas pro Catim a vinda aqui na Italia valeu foi por outro motivo: ele reencontrou um braço da sua família que nem sabia que existia. Encontrou, entre outros, uma irmã do seu avô que tem 95 anos e é lúcida e ativa. Achei um barato essa história, imagina que emocionante reencontrar esses laços assim perdidos no tempo e no espaço. Histórias de migração, de separações longínquas, de encontros e despedidas sempre me tocam muito. Eu fico sempre pensando que o mundo pode ser tão grande ou tão pequeno, dependendo da situação.

Acaba que ele foi entrevistado pela TV e por vários jornais italianos por causa dessa história. Aqui dão muito valor pra esse tipo de coisa (justamente, todo país devia dar). Recebeu também uma homenagem na Prefeitura de Cesena, “uma espécie de troféu em cerimônia”, como descreveu ele, pelo trabalho que apresentou lá. Mais-que-merecido. A Cia Navegante vem fazendo muita coisa linda nos últimos anos, confiram no site deles, e merece todo reconhecimento do mundo. Mais um orgulho das Minas Gerais... (terra adotiva do argentino-meio-italiano Oscar Alberto Nardi, mundo pequeno, não?).

_Claudia Souza_

Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br