domingo, 17 de maio de 2009

Ruba bandiera

Descobri uma brincadeira italiana que não conhecia...

Se chama Ruba bandiera e é assim:
os jogadores se dividem em dois grupos, cada grupo faz uma fila lateralmente ao "Mestre" que segura a "bandeira" (um pedaço de pano qualquer). O Mestre confere um número a cada dupla de jogadores dos dois times (isto é, cada grupo tem um jogador 1, um 2, um 3, etc).

O Mestre "canta" um número e os jogadores que o detém devem tentar pegar a bandeira e levá-la ao último da sua fila, com um detalhe: quem pega a bandeira não pode ser tocado pelo outro jogador, senão a perde.
Cria-se então uma dinâmica interessante entre os dois jogadores, porque não podem lançar-se diretamente a pegar a bandeira, devem driblar-se, enganar-se mutuamente.



Cada vez que a bandeira é levada ao último da fila, vale um ponto.
No final, vence o grupo que marca mais pontos.

Será que tem algo parecido no Brasil?

_Claudia Souza_

6 comentários:

cibbelecarvalho disse...

Parace Rouba Bandeira, né? Ruba Bandiera se traduz Rouba Bandeira mesmo?

Claudia Souza disse...

Sim, a tradução é "Rouba Bandeira", mas o nosso "Rouba Bandeira" é completamente diferente disso, pelo menos o que eu conheço...

QUINTEIRAS disse...

é...é diferente, sim...em comum, o nome e o "roubar da bandeira". será que a origem não é comum? uma variante com mestre, figura corriqueira nas brincadeiras, né?

Luiz Carlos Garrocho disse...

Conheço um Rouba Bandeira assim:

- Dois times. E eles devem atravessar o campo adversário, pegar a bandeira deles, voltar ao campo deles e fincar lá, junto com a deles. Então, ganham o jogo.

- Cada membro tem um lenço ou uma fita pendurada na cintura ou no punho. Ao atravessar o campo adversário, qualquer um destes pode avançar sobre ele e tomar o seu lenço ou fita, se o conseguir. Uma vez isso acontecendo, ele perde, é preso. Ou sai do jogo. Assim, atravessar o campo do inimigo para pegar a bandeira é um enorme risco e envolve habilidades e muita coragem. E este, que entra no campo adversário, não pode tomar a fita ou lenço deles. Somente se entram no seu campo.

- É uma verdadeira guerra!

Claudia Souza disse...

Então, Garrocho, eu também conhecia só assim!

Anônimo disse...

Tive um trabalho escolar sobre a brincadeira "Rouba Bandeira" e descobri que:
foi criada em 1835 no Canadá por um grupo de escoteiro.
o "Ruba Bandiera" é uma adaptação do "Roba Bandeira" na Italia... e na Inglaterra é "Capture the flag" também é uma adaptação da brincadeira conhecida no Brasil.

 
BlogBlogs.Com.Br