quinta-feira, 21 de maio de 2009

Feliz 50º aniversário, Barbie!

Imagem enviada pela Paula Juchem

A boneca do cor-de-rosa, ídolo de muitas menininhas, completou 50 bem-vividos anos, no dia 9 de março deste ano. Foi nesse dia, em 1959, que a Barbie pisou pela primeira vez em um salão do brinquedo. A criá-la, a designer norte-americana Ruth Handler, 14 anos depois de inaugurar, junto com o marido Elliot, a empresa de brinquedos Mattel.Barbie saía completamente fora dos padrões das bonecas da época, e pouca gente achou que a idéia fosse funcionar. Mas pouco tempo depois ela já era a "boneca da moda". Fez e faz tendência entre os estilistas, que competem pra vesti-la (de Calvin a Cartier, de Gucci a Galliano, de Versace a Armani). Calcula-se que, só pra vesti-la, sejam gastos mais de um milhão de metros de tecido, o que faz da Mattel um dos maiores produtores de roupas do mundo (pasmem!). Além disso, arquitetos continuam a projetar casas e móveis pra ela. Fábricas de automóveis fazem seus carros.

Barbie não é mais um simples brinquedo... Já foi motivo de estudos de psicólogos, sociólogos e antropólogos e entrou definitivamente como peça de museu, chegando a valer cifras impensáveis. A Barbie mais cara do mundo - Franci Barbie, que foi vendida só no Japão nos anos 60 - é hoje motivo de guerra entre os grandes colecionadores do gênero.

Anyway, dizem as estatísticas que as vendas de Barbies em todo o mundo vêm caindo vertiginosamente. Sinal do século XXI? Não se sabe.

(Eu não brinquei de Barbie, mas com a sua tia-avó Suzy. Era tu-do!)



_Claudia Souza_

8 comentários:

PAULA JUCHEM disse...

Acho otimo o quanto os textos do Quintarola são bem basados, isso faz do Quintarola uma referencia. Tento descrever aqui um otimo comentario sobre a relacao das criancas com a Barbie : "A boneca de antigamente estimulava uma relacao maternal, a crianca cuidava como se fosse um filho, um bebe; hoje em dia é projecao, voce não cuida da Barbie voce quer ser a Barbie..." ..........Otimo não??
de Yves De La Taille no video "Criança, a alma do negocio " , ALANA

Claudia Souza disse...

Eu não lembrava desse comentário do Ives. Super legal. O Ives é muito interessante porque estuda muito a construção da moral na criança. E tá sempre apontando detalhes fundamentais nisso daí.

Davi Mazzoni disse...

A Barbie do Botero. hahaha
Davi

Claudia Souza disse...

Bom de ter filho é isso. Um dia eles crescem, e, embora adolescentes, se dignam a vir fazer um comentário no blog da mãe. Mesmo que seja a respeito da imagem, e não do texto.
Te amo, Da.

Cibele disse...

Ó gente, que fino o Davi por aqui!

Clau, jura que as vendas de Barbie caíram? Tá vendo? Há esperanças...

Claudia Souza disse...

Pois é, eu li isso numa matéria de um jornal. Nos Estados Unidos caíram em torno de 28% e no resto do mundo tipo 35% nos 5 últimos anos.
Enquanto isso, o Museu da Boneca em Paris faz uma mostra totalmente dedicada ao mundo de Barbie. De 28 de março a 20 de setembro de 2009.

cibelecarvalho disse...

O Museu do Brinquedo de BH também fez. Eu fui, mas não gostei muito não...

Anônimo disse...

o problema è que a barbie està sendo substituida nao por brinquedos mais legais, mas basicamente pelos jogos eletronicos.
F.

 
BlogBlogs.Com.Br