quinta-feira, 28 de maio de 2009

Salpicadas


Imagem da artista contemporânea Laurie Lipton. Para ver a infância com os olhos da americana...(X).

***

No caderno MAIS (acesso para assinantes folha e uol) da Folha de São Paulo de domingo, o incrível diálogo entre Sílvio Santos e Maisa em que ele, muito zeloso, a adverte que ela era feia no início de sua carreira. Em seguida a pergunta: o que você vai fazer quando tiver 10 anos e o público não ligar mais pra você?

***

Aqui, disponível pela Biblioteca Digital da UFRGS, uma excelente dissertação de Flávio Roberto Meurer sobre a transformação da criança em atração midiática. Obviamente, disponível para consulta e não para comercialização.

***
Mas como nem tudo são espinhos, aprendi com um brincante gente grande a fazer uma pipinha com aquele fio da vassoura piaçaba...uma coisa de uma poesia sem igual. Diante do meu espanto, ele deu de ombros: uê, eu fazia isso quando era criança. Prometo foto e passo a passo depois.

_Cibbele Carvalho_

3 comentários:

Claudia Souza disse...

Uau, a Lipton é impressionante... E a tese, já está na minha lista de leitura pro período de férias forçadas (junho, julho e agosto aqui fecha tudo que diz respeito a crianças, meu trabalho inclusive, fico a ver navios. Pelo menos em agosto eu tenho férias de verdade, mas junho e julho...aproveito pra trabalhar por mim mesma).
##
Acabei de achar, num livro fundamental que infelizmente não foi ainda traduzido pro português, um trecho em que o Dr. Marcello Bernardi, pediatra e pensador da infância, diz que a criança sempre foi vista como objeto, mas a novidade dos nossos tempos é que virou um objeto precioso, uma espécie de jóia humana, um fetiche.

QUINTEIRAS disse...

Porque fecha tudo, Cla? Eu, heim...

Claudia Souza disse...

Verão, amiga. O povo aqui vai em peso pra praia nessa época do ano, a cidade fica igual uma cidade-fantasma. Muitas lojas fecham, inclusive, acredita? Restaurantes, bares... E com as crianças é mais forte isso ainda, porque são as férias delas (3 meses, igual quando a gente era pequena no fim do ano, lembra?)

 
BlogBlogs.Com.Br