terça-feira, 23 de junho de 2009

As Redes de Fast Food devem dar brinquedos às crianças?

20090622mcds “Não porque eles sejam perigosos nem porque sejam um produto essencialmente comercial – um oficial quer impedir os brinquedos dos fast-foods porque eles estão fazendo as crianças ficarem mais  gordas. Preocupado com o aumento dos índices de obesidade em seu país, o procurador federal brasileiro Marcio Schusterschitz entrou com uma ação judicial para proibir as redes de fast-food de dar brinquedinhos junto com os menus infantis.

Segundo a reportagem da Reuters, ele considera que incluir esses brinquedos dá às crianças um incentivo extra para comer alimentos nocivos à saúde: “è necessário remover brinquedos que são usados para favorecer a venda de alimentos com baixo valor nutricional”, diz a petição oficial.

O que você acha? Os brinquedinhos de fast-food fazem com que as crianças prefiram junk-food?  Ou são apenas um inofensivo bit extra pra diversão na hora do lanche?”

Tradução livre  minha do post : “Should Fast Food Chains Give Kids Toys?”,  do blog “Serious Eats”, cujo link me foi gentilmente  enviado pelo compadre Ed Siqueira.

http://www.seriouseats.com/2009/06/should-fast-food-chains-give-kids-toys.html

Aí, hoje de manhã, o Ed resolveu “rechear” mais este post. Lá vai a participação dele tal-e-qual:

“O Procurador da República em São Paulo, Marcio Schusterschitz da Silva Araujo, fez uma recomendação em março para que as redes McDonald'as, Boba's e Burger King suspendessem as promoções que casam venda de lanches com brinquedos. Como a recomendação não foi atendida pelas empresas, no dia 15 de junho o MPF/SP entrou com uma ação para suspender a venda casada.
A história completa, com atalho para a ação movida, no site do MPF:
http://noticias.pgr.mpf.gov.br/noticias-do-site/consumidor-e-ordem-economica/mpf-sp-move-acao-para-que-redes-de-fast-food-suspendam-venda-de-brinquedos/
e a repercussão em outros veículos:
http://www.estadao.com.br/economia/not_eco387792,0.htm
http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u581289.shtml
http://ultimainstancia.uol.com.br/new_site/novonoticias/MPF+MOVE+ACAO+PARA+IMPEDIR+VENDA+DE+BRINQUEDOS+EM+REDES+DE+FAST+FOOD_64312.shtml
http://www.reuters.com/article/lifestyleMolt/idUSTRE55F07720090616
http://news.yahoo.com/s/nm/20090616/od_nm/us_fastfood

Obrigada de novo, compadre!

_Claudia Souza_

Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br