domingo, 14 de junho de 2009

Famílias diferentes, direitos iguais

coppia gay Gostei muito, tanto do post como da discussão nos comentários, de como foi tratado o tema aqui .

O Quintarola declara, obviamente, seu total repúdio à homofobia e apoia a idéia de criminalizar ações homofóbicas (outras providências e políticas públicas sendo igualmente importantes e complementares). Apoia também a adoção de crianças por casais homossexuais.

Quando vejo esse tipo de coisa precisando AINDA ser debatida me sinto na Idade das Cavernas. Me espanta como a Humanidade é ainda atrasada com relação aos Direitos Humanos…

Orientação sexual servir de impecilho a uma atitude como a adoção é o fim da picada. Os argumentos que determinada fração da sociedade coloca para justificar o impedimento legal não podem ser baseados num conhecimento profundo do desenvolvimento infantil, muito menos do sistema familiar, mas em elementos de ordem simplesmente moral (ou moralista).

Por sorte existem certas “pessoas-piloto”: aquelas que compram certas batalhas e enfrentam as primeiras munições pra provar pontos de vista pra lá de óbvios mas negados socialmente. Em Psicologia Social, são chamadas de “Forças Instituintes”, isto é, as forças sociais que se coordenam para instituir novos modelos e novas idéias num mundo rígido de “Forças Instituídas” muitas vezes baseadas em motivos irracionais. Espero que cada vez mais as Forças Instituintes consigam demonstrar que, pra exercer a maternidade/paterninade, são outras e muito outras as questões fundamentais.

Fico me perguntando se um dia as Leis vão sair da barbárie e realizar sua função: oferecer a TODAS AS PESSOAS, independente da infinita diversidade entre nós, direitos iguais.

_Claudia Souza_

2 comentários:

Lélia disse...

Também dou o maior apoio à adoção por casais homossexuais. Na escola temos uma família de mães homossexuais que não adotaram mas fizeram inseminação com doador. A criança é muito saudável e tranquila.
Abçs
Lélia

Anônimo disse...

Bonito!
Abraços,
Flávia

 
BlogBlogs.Com.Br