sexta-feira, 5 de junho de 2009

Legal


Ilustração do artista austríaco Theodoru Badiu



Qualquer criança sabe o que é legal, mas os adultos não entendem de jeito nenhum. Lembro-me da minha frustração ao ler os comentários das crianças nas pesquisas de opinião sobre um espetáculo em que trabalhei. A escola e os adultos tentam qualificar : _Legal como?

Tenho observado que nas práticas espontâneas as crianças se satisfazem com o "legal", ou seja, aquilo no qual vale a pena investir seu tempo agora. Uma brincadeira, por exemplo, é legal e pronto! Um livro, um escultura, um espetáculo...

Pós-modernas, as crianças sabem que muitas vezes o discurso não dá conta do fenômeno e que vivê-lo é mais importante que entendê-lo.

Assim começa o prefácio de Pierre Gripari no livro Contos da Rua Brocá: Todo mundo sabe que as crianças entendem tudo. Se eu tivesse certeza de que este livro seria lido só por crianças, nem me passaria pela cabeça fazer este prefácio.

Legal!
_Cibele Carvalho_

Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br