quinta-feira, 18 de junho de 2009

Não gostei!

Uma das coisas mais bonitinhas de que eu me lembro do CLIC era quando os meninos diziam uns pros outros assim, em alto e bom tom:
- Não gostei!
Isso acontecia quando alguém fazia alguma coisa "errada", ou seja, não ao gosto do outro ou do grupo.
Eles às vezes eram tão pequenininhos que nem sabiam pronunciar direito e saía "não gotei". Mas já sabiam expressar seu sentimento de desaprovação de um modo simples e direto, sem dramas, sem acusações, sem aumentar o fermento da massa.
E essa frase era meio mágica. Servia pra resolver qualquer mal-estar. A coisa acabava ali, quem tinha se sentido contrariado ou ofendido se redimia falando, o outro pedia desculpas sem pensar em culpa, se explicava. Fim de papo. Todo mundo amigo de novo.

###

Quando penso nos amigos queridos de que já me afastei pela vida afora, ou que se afastaram de mim porque faltaram essas duas palavrinhas mágicas, me vem muita mágoa no coração.

(Pensando nesses comentários...)

_Claudia Souza_

5 comentários:

Luiz Carlos Garrocho disse...

Lembro sim da frase que meu filho pronunciava com a gente quando discordava de alguma atitude nossa: - Não gostei!

Agora sei que isso era uma atitude aprendida ou cultivada no Clic.

E se eu tivesse pronunciado (e ouvido) isso em muitos maus encontros da vida seria tudo muito mais fácil.

Mais uma vez: o que aprendemos de melhor está lá no Jardim da Infância

Chris Sampaio disse...

Claudia...
Eu aprendi o "não gostei" também com o Cairu. Concordo com o Garrocho, isso foi cultivado no CLIC. Quando meu filhote era bem pequeno, quase nenhum vocabulário, e começou a dizer "não gostei", refleti muito a respeito sobre como estas duas palavrinhas poderiam facilitar minha vida - com certeza, teria evitado algumas situações desagradáveis e prolongadas desnecessariamente! Taí outra coisa boa de ter filhos pequenos - a gente pode revisitar o Jardim de Infância cotidianamente!!
Bom, mas eu passei por aqui só para compartilhar com vcs um site de um projeto bem legal! - que conheci na Rede Cultura Infância.
http://www.projetobira.com/br/o-que-e-o-projeto/bira-video/
bjs para as quitandeiras.
Garrocho - tenho lido seu blog também e ADORO suas reflexões/ causos!
chris

Claudia Souza disse...

Pois é, gente. Esses meninos sabem mais das coisas que a gente.
Tem hora que dá vontade de ser menino. Devia poder, né? :-)

Cibele disse...

A Ciça tb falava não gotei...e é mesmo, ah se a gente falasse não gostei durante toda a vida...A gente fica sendo educado pra nunca desagradar ninguém, não é?

Claudia Souza disse...

É mesmo, né, Chris, o blog do Garrocho é tudo de bom. Também ADORO.

Cibbele: e acaba que não desagradar ninguém é im-pos-sí-vel!

 
BlogBlogs.Com.Br