quarta-feira, 17 de junho de 2009

O Parque de Diversões

foto minha


Saí de casa imaginando romanticamente o parque de diversões que nos esperava. Várias cenas de filme na cabeça e as lembranças do Parque Guanabara e do parque Municipal em Belo Horizonte. Estamos no interior de Minas Gerais. Imaginei a família mineira saindo de casa no final da tarde de sábado. Ou de domingo, se a missa foi matinal. Maçã do amor, pipocas, cachorro quente, algodão doce, talvez. A roda gigante, dama do parque de diversões. O carrossel...

Chegamos. Exceto pelo fato de que as brejeiras valsinhas, rodopiantes como os brinquedos, foram substituídas por um bate-estaca de mal gosto (eu gosto de bate estaca, mas não daqueles), os parques itinerantes continuam sendo parques. Gritos de medo e gargalhadas. Alguns ursos enormes e charmosamente feios são as prendas. Um cachorro de rua aproveita-lhes a sombra.

Admito que não gosto do medo. Nem de mentirinha. Mas adoro o vento no rosto e a velocidade constante. Arriscamos a sorte numa espingarda de rolha e ganhamos dois drops. Minha filha está orgulhosa do pai herói. No jogo de argolas, acerto um pino incrivelmente difícil, mas a moça da barraca não admite a minha vitória e me nega o prêmio! Estamos perplexos e indignados. No aviãzinho, o operador de brinquedo com seu cigarro no canto da boca manuseia a trava de segurança com tamanha força que meu filho chora. Estava muito, muito quente. Era verão.


Chega a hora de ir embora. Penso agora no parque de diversões do Pinóquio. Doces em demasia e cores primárias.O hedonismo tem seu preço, parecem nos advertir os funcionários-vilões do parque. Até mesmo para as crianças, nem tudo é colorido. Fomos embora esperando que o parque itinerante, essa bolha na realidade, volte à nossa cidade.

***

É inverno, o parque voltou e já ensaiamos a nossa presença no fim de semana, esquecidos totalmente dos perigos do prazer. Por alguma razão, não fosse esse texto a me lembrar, estava guardada era a imagem do cachorro à sombra.



***

Dúvida do Quintarola: Por que é que a Roda Gigante do Parque Guanabara fica de costas pra Lagoa da Pampulha???
***
Essa, pra mim, é uma daquelas semanas em que os acontecimentos resolvem acontecer. Sim, porque há algumas em que eles teimam em desacontecer. Eu gosto dos acontecimentos, mas eles me tiraram esses dias um pouco o tempo do Quintarola. Sorte nossa, estar a Clau tão inspirada.
Cibele

8 comentários:

Claudia Souza disse...

Ufa! Que bom que você voltou! Achei que você tinha se unido a algum coro de -"A Claudia é antipática" e que tinha desistido de jogar conversa fora aqui no nosso quintal :-S

cibele disse...

hahahahaha...
Tadinha da Clau...deve ser calor e o excesso de trabalho...maluqinha de tudo!

Claudia Souza disse...

Outra dúvida Quintarola: por que o Parque de Diversões de Belo Horizonte, na PAMPULHA, se chama Guanabara? ha ha ha

cibele carvalho disse...

Ó que barato, Clau a história do parque Gunabara, qe aliás, já foi itinerante:
http://www.parqueguanabara.com.br/historia.asp

Chama-se Guanabara em homenagem á terra natal do mecânico que fundou o parque...e as fotos? Lindas!

Claudia Souza disse...

Legal. Muito legal! :-S Meu pai me contava que ia a esse parque quando era moço, depois levou a gente, os netos... Vida longa ao Guanabara!

Anônimo disse...

Ei, meninas, os parquinhos continuam quase iguais, mas os circos que vão pro interior já têm algumas mudanças. Na hora do intervalo, o lugar de comer maçãs do amor é chamado de "praça de alimentação" e as fotos do público são tiradas em máquinas digitais, hehe...Mas, tirando essas pequenas "modernidades", a magia continua a mesma.
Abraços,
Fefê

cibele disse...

Circo aqui ainda não venho nenhum, mas na exposição, tinha mesmo uma Praça de Alimentação...ahaha...não tinha notado o termo importado! Beijos, Fefê!

Claudia Souza disse...

Opa! Temos de diferenciar as Fefês! Eu chamo a Fernanda que assina F. de Fefê também, vou passar a chamá-la aqui de F. rsrsrs

Ahh, mas assim não vale, eu quero o "ponto das comidas" e as máquinas fotográficas lambe-lambe, senão não tem cara de parque nem de circo!

 
BlogBlogs.Com.Br